quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

And the oscar goes to...

Depois de ler “Clube do Filme” do David Gilmour eu comecei a refletir bastante sobre as coisas boas que rolam no cinema e percebi mais uma vez que cada um tem uma maneira de ver a vida e se inspirar naquilo que gosta.
Estamos às vésperas do Oscar 2011 e definitivamente vejo as indicações remetem única e exclusivamente à particularidades de cada filme e não ao conjunto da obra. Penso que o que define a entrega de uma estatueta, às vezes, pode ser definida pelo bom desempenho de um ator em uma cena.
Eu gosto de cinema, mas não daqueles filmes cabeças onde só se analisa a atuação de determinados atores ou uma imposição filosófica. Gosto de ver porrada, tiro, suspense e muito, mas muito humor. Nada contra as filosofias particulares dos grandes diretores, mas meu negócio é mesmo me entreter.
Me aborreço às vezes com algumas indicações sabendo quão injustiçados os filmes mais populares são, apesar de grandes bilheterias...
Um cara em específico é um desses injustiçados pelos magistrados da academia:
 O diretor e roteirista inglês Christopher Nolan que brilhou alavancando sua carreira com “Amnésia (2000)” e depois acabou com diretores e roteiristas que transformaram o Batman num idiota de fantasia repaginando o Cavaleiro das trevas, transformando-o no que ele realmente é.
Christopher Nolan é um dos principais e melhores diretores em atividade na indústria do cinema, mas não para a Academia de Hollywood...
Não gosto de filme cabeção, e me esforço para assistir sempre a todos os indicados, mas nunca concordo plenamente com essas indicações. A maioria é de filmes cheios de drama filosófico. É “arte” demais pra minha cabeça, diga-se de passagem...
Mas também, como é que a gente pode dar credibilidade a uma instituição cheia de caprichos que nunca premiou diretores como Alfred Hitchcock, Howard Hawks e Stanley Kubrick que transformaram a história do cinema sem contar Martin Scorsese que já tinha 64 anos quando colocou as mãos em sua primeira estatueta...
Tirem os cartolas da academia...

Salvem as Baleias...


Um comentário: